quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O Marketing na Igreja

Autor: George Barna Editora: Juerp * Proposta do Livro: Contextualizar práticas do Marketing para o universo eclesiástico Índice de atingimento da meta (nota do blogger, de 0 a 10): 7 Breve resumo (blogger): O autor trava um grande esforço, durante o livro inteiro para justificar sua tese de que os princípios do Marketing podem ser aplicados na estratégia da Igreja. Isso se justifica pois algumas analogias chocam a primeira vista, como por exemplo: Produto = relacionamento / Ponto de Vendas = local onde estiver um membro da igreja / Promoção = testemunho pessoal / Preço = compromisso. Mas, no geral, os conceitos de marketing, se esvaziada a motivação comercial geralmente vinculada a eles, podem muito bem ser aplicados pela igreja. Pesquisa, avaliação, visão, reavaliação certamente não fazem mal.

Princípios extraídos: A Palavra de Deus pode ser apresentada de forma atrativa; Organização não é sinônimo de ausência de liberdade para o Espírito Santo; Existem princípios fora da Igreja aplicáveis no contexto eclesiástico. Do livro para a prática: Construir visão e elaborar estratégia com a equipe de trabalho.

Leitura: Dezembro/09

* É a edição que tenho. A mais atualizada foi publicada pela ABBA PRESS, com o nome O MARKETING A SERVIÇO DA IGREJA.

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