terça-feira, 9 de março de 2010

DEUS E A CABANA

Autor: Roger E. Olson
Editora: Thomas Nelson Brasil Proposta do Livro: Explicar a presença divina no best-seller "A Cabana", de Willian P. Young Índice de atingimento da meta (nota do blogger, de 0 a 10): 9 Breve resumo (blogger): Roger Olson é PhD, professor de teologia e pastor a muitos anos, portanto muito bem credenciado para fazer análise de qualquer assunto do ponto de vista da teologia. No seu livro, ele analisa a mensagem de "A Cabana" a partir da Bíblia e também de pontos diversificados da teologia (não só manifestando seu ponto de vista teológico, mas apresentando outros possíveis também). Fica claro que o livro de Willian Young não é herético (eu já havia chegado a essa conclusão quando li "A Cabana"). Primeiramente, porque ele não é um livro de teologia sistemática, ou mesmo um sermão a ser pregado na Igreja. Segundo, porque ele é um romance e deve ser lido sob este prisma (em breve publicarei informações sobre o livro, que li ano passado). Roger Olson identifica-se com o personagem principal de "A Cabana", já que também passou por algo como A Grande Tristeza e encontrou forças em Deus para superar. No entanto, diferente do final mágico do livro de Young, Olson relata que mesmo encontrando forças em Deus para recuperar-se de grandes traumas, o tempo (longo e contínuo) e outros fatores, como o apoio de uma verdadeira e importante comunidade cristã são fundamentais.
Princípios Extraídos: Todos os assuntos podem e devem passar pelo crivo da Bíblia. Teologias, hay muchas, e como partem da interpretação humana, deve-se dar margem para admitir, ou ao menos respeitar, os pontos de vista diferentes.
Leitura: Março/10

Um comentário:

Antonio Carlos Gouveia disse...

Olá Pr. David,

Ainda não li este livro, na verdade nem havia ouvido ou lido sobre ele, mas li "A Cabana" e gostei, apesar de discordar da visão do autor em alguns temas.
"A Cabana", pra mim, é frustrante em relação a importância da igreja local na reabilitação daquele que sofre. Ela é quase ignorada!
Vou procurar ler "Deus e a cabana" e ver a visão do autor sobre isso.

Gostei muito do blog e da proposta dele. Deus o abençoe!!

Antonio Carlos

Postar um comentário