terça-feira, 1 de junho de 2010

Um Igreja Com Propósitos

Autor: Rick Warren

Editora: Vida. 392 p.

Proposta do Livro: Apresentar de forma sistematizada os propósitos da Igreja, a partir do Grande Mandamento e da Grande Comissão e seu cumprimento na Igreja Local.

Índice de atingimento da meta (nota do blogger, de 0 a 10): 10

Breve resumo (blogger): Fiz a releitura deste livro. Na verdade, é a 3a vez que o leio e pretendo o revisitar por muitas vezes ainda. Não concordo com a frase de capa de Ary Veloso trazida na edição que eu tenho, que diz que, "depois de Atos, aqui está o melhor, mais prático e o mais rico ensino sobre o crescimento da igreja". Apesar de todos os ensinamentos bíblicos contidos, este não é um livro inspirado como a Bíblia. Fora esse detalhe, que nem é parte original do livro, só tenho elogios a fazer a esta obra. Rick Warren colocou de forma elucidativa a necessidade do equilíbrio entre os propósitos da igreja: Adoração, Comunhão, Ministério, Discipulado e Evangelismo. Apesar de muitos dizerem que falta nessa classificação a oração e outras práticas espirituais, os hábitos cristãos e eclesiásticos são perfeitamente coexistentes e absorvidos em cada um dos propósitos. Não entendo porque existe tanta crítica a Rick Warren, uma vez que ele mesmo escreve no livro que ali está a experiência da Comunidade de Saddleback, e que deve haver sabedoria e cuidado na aplicação pelas diversas comunidades e que algumas coisas talvez nem se apliquem. O livro traz resultados práticos da aplicação dos propósitos em Saddleback, que são esclarecedores. Extraio do livro como valores o equilíbrio e a ênfase nos 5 propósitos e a leitura dos estágios de compromisso pessoal a partir dos círculos concêntricos (Comunidade, Multidão, Congregação, Comprometidos e Núcleo.

Alguns Princípios Extraídos: Concentrar foco na Igreja Local. Equilíbrio nos propósitos da igreja. Pensar não apenas em "dentro e fora", mas em níveis de compromisso. Apresentar de forma contextualizada a Verdade Eterna e Imutável.

Releitura: Maio/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário